Se a tua estratégia de Marketing Digital passa pelas redes sociais (e se não passa algo estás a fazer errado 🙂), ganhares seguidores é uma das vertentes que tens de explorar. Com mais seguidores:
- A tua conta e o teu negócio ganham mais credibilidade.
- O teu alcance orgânico vai crescer.
- A tua rede de influência vai aumentar.
- O engajamento (likes e comentários) com o teu conteúdo vai aumentar, dando mais credibilidade à tua conta e servindo como prova social para maior engajamento.
- As partilhas e o passa palavra digital tem potencial para aumentar trazendo novos seguidores.
Explora as dicas seguintes para atraíres o teu público e teres resultados no crescimento dos teus seguidores 👍
Cria uma identidade de marca
Tenta criar uma experiência consistente e que seja identificativa da tua marca. Assim define:
- Qual a palete de cores que vais usar nas tuas publicações.
- Qual a voz que vais usar.
- Quais as hashtags da tua marca que vais usar.
- Quais os designs que vais usar.
Segue contas relevantes
Se seguires outras contas estas vão receber uma notificação de que o fizeste e poderão seguir-te de volta.
Para descobrires contas relevantes para o teu nicho, descobre os influenciadores do nicho e vê quem são as pessoas que estes seguem.
Melhor ainda – podes ver as publicações destes influenciadores e ver quem comenta. Este público é ativamente participativo e pode ser uma mais valia para a tua conta.
Interage ativamente com os teus seguidores
Ao interagires com os teus seguidores estás a construir relações e a transformar os teus seguidores em divulgadores da tua marca e com isto:
- aumentas a probabilidade de partilhas e menções.
- expandes a visualização dos teus posts futuros seguidores.
Coloca posts com conteúdo que facilitem a partilha
Coloca publicações que os teus seguidores queiram partilhar com as suas audiências, como novidades, tendências, tutoriais, opiniões controversas, conteúdo humorístico ou emocional.
Se os teus seguidores partilharem o teu conteúdo, tens muito mais hipótese de atrair mais seguidores.
Cria um calendário para publicar consistentemente
Publica regularmente nos mesmos dias/horas para criares um hábito nos teus seguidores. Aumentas assim a probabilidade de partilhas e interação.
Divulga as tuas redes sociais entre redes
Utiliza um serviço como o https://linktr.ee/ para fazeres uma landing page com os links para as tuas redes sociais e páginas (blog, página inicial e outras).
Coloca depois o link para esta página nos perfis das tuas redes sociais.
Escolhe as melhores hashtags
Escolhe as hashtags com mais relevância e que tenham um efeito na exposição das tuas publicações.
Nota que:
- Nas hahstags com com muitas publicações o teu post vai ter uma exposição muito baixa, já que rapidamente é ultrapassado por novas publicações.
- Escolhe hahstags especificas para o teu nicho e para o tópico do post que escreveste. Não utilizes hahstags genéricas ou com pouca relevância para o teu conteúdo.
No meu artigo Como Usar Hashtags No Instagram podes ler várias questões e estratégias para escolheres as melhores hashtags para o Instagram.
Faz parcerias com outras empresas e com micro influencers
Se fizeres parcerias podes chegar a outras audiências e aumentar a exposição da tua conta consideravelmente.
Utiliza os dados para compreendes a tua audiência
Utiliza os dados das tuas publicações e dos teus anúncios para compreendes melhor a tua audiência:
- a que horas estão mais ativos?
- qual o conteúdo que tem mais likes/comentários, partilhas ou atrai mais seguidores?
- qual o tipo de publicações (imagem, video, story e outros) tem mais likes/comentários, partilhas ou atrai mais seguidores?
Otimiza os teus perfis
- Faz upload de uma foto profissional como o logótipo.
- Escolhe um nome fácil de memorizar para a tua conta.
- Escolhe nomes iguais para os perfis entre as várias redes sociais ou que sejam bastante similares.
- Coloca um link para uma landing page (linktr.ee).
- Coloca keywords relevantes para seres facilmente descoberto.
- Coloca informação relevante para o teu nicho (o que fazes, ao que vens e como podes ajudar).
- Faz um perfil de acordo com o teu público (devo usar emojis? ser engraçado?)
Descobre a melhor altura para publicares
Qual a melhor hora para publicar nas redes sociais? Claramente é a hora em que o teus seguidores mais interagem com as tuas publicações e estão online. O meu artigo explica tudo 😉
Promove as tuas publicações ou faz anúncios para ganhares seguidores rapidamente
Se queres ter muitos seguidores rapidamente nada melhor que utilizares a publicidade.
Descobre quais os teus posts mais virais e promove ou cria um anuncio para o teu nicho com o objetivo de angariares seguidores.
Interage com outras publicações (gostos, comentários e partilhas)
Ao interagires com outras publicações estas contas vão receber uma notificação que o fizeste e poderão seguir-te de volta.
Pede permissão para partilhar publicações (Instagram)
Manda uma mensagem a pedires permissão para partilhares uma publicação viral. Salienta que irás mencionar o autor na legenda.
Esta atitude pode, juntamente com a notificação de menção que o autor recebe na altura em que publicares o post, ser um catalisador para teres mais um follow.
Além disto ao partilhares uma publicação que já foi viral estás a aumentar a possibilidade de partilhas e a exposição da tua conta.
Menciona contas nos teus posts e comentários
Ao mencionares outras contas (através do @) estas irão receber uma notificação, poderão visitar o teu perfil e seguir-te.
Identifica perfis nas imagens e vídeos
Ao identificares perfis nas tuas imagens e vídeos, estas contas vão receber uma notificação e poderão começar a seguir-te.
Além disto, a tua publicação pode ficar disponível para o público do perfil que identificas-te (dependendo das definições da conta deste), dando-te mais exposição.
Participa em comunidades como grupos de discussão
Utiliza os grupos de discussão para te dares a conhecer:
- Não faças spam com muito links.
- Fornece links apenas quando estiverem em contexto com o tópico a ser discutido e sejam relevantes para a tua resposta.
- Tenta ajudar e construir uma reputação como uma autoridade no assunto.
Se construires uma boa reputação irás sem dúvida ter mais visitas ao teu perfil, mais partilhas, mais menções e mais seguidores.
Tenta sempre ajudar quando possível respondendo às questões colocadas
Procura responder sempre a questões, nas tuas e noutras publicações, num sentido de ajuda e para ganhares reputação e autoridade (à semelhança dos grupos de discussão).
Os leitores poderão ter curiosidade de visitar o teu perfil e ai tens um potenciais seguidores.
Cria um mural consistente no Instagram
Cria uma mural apelativo no Instagram. Quem for visitar o teu perfil vai visualizar o conjunto das tuas publicações e avaliar, consciente ou inconscientemente, a consistência de cores e designs.
Cria gatilhos psicológicos nas tuas publicações
Tenta colocar elementos repetidos nos teus posts, como por exemplo o logótipo ou o background .
Há medida que vais construindo reputação e autoridade, estes elementos vão identificar a publicação como altamente relevante e de qualidade antes mesmo de os leitores se aperceberem do seu conteúdo.
Cria sempre conteúdo de qualidade
Finalmente, e mais importante que qualquer dica:
É preferível teres menos publicações mas mais relevantes do que publicares todos os dias conteúdo pouco interessante para o teu público.
Conclusão
Teres muitos seguidores é importante, mas não te esqueças destas duas dicas finais:
- Se não tiveres seguidores que sejam do teu nicho estes não vão interagir com o teu conteúdo. Por isso tenta ir mais devagar mas com mais relevância.
- Não compres seguidores nem engajamento! Se o fizeres vais ter followers que não têm relevância nenhuma para o teu negócio, prejudicas as tuas campanhas de anúncios para públicos lookalike e arriscas ter as tuas contas nas redes sociais bloqueadas.
Bom crescimento 🌾