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Melhor Hora para Publicar no Instagram e Outras Redes Sociais

by | Redes Sociais

Melhor Hora para Publicar no Instagram e Outras Redes

Se queres ter um bom engajamento nas tuas publicações tens de ter em conta o seguinte: quando está a minha audiência mais ativa e participativa em cada rede social?

Com os algoritmos das redes sociais atuais, se publicares na altura em que os utilizadores que mais interagem ou poderão interagir com o teu conteúdo estão offline, a tua publicação vai ter um desempenho mais fraco.

Daí que existam vários estudos feitos em Marketing Digital para descobrir qual o melhor horário para publicar no Instagram e nas outras redes sociais, que vão do mais genérico ao mais segmentado por áreas de interesse. Muitos destes estudos são efetuados com base noutros países (os da Sprout Social são com dados dos EUA) ,mas podes perfeitamente utilizá-los como ponto de partida e depois com o tempo ir otimizando as tuas publicações .

Nota ainda que os dias e horários mais genéricos podem não ser os melhores para o teu público alvo. Imagina que publicas para um nicho que são as pessoas que fazem turnos durante toda a noite. Claramente durante o dia estão a dormir e tens de descobrir qual o melhor dia/hora para publicar e que funciona para ti.

Assim, e para cada rede social, dividi os melhores períodos de publicação em:

  • Horário global: horário médio de melhor engajamento sem especificidade das caraterísticas da audiência.
  • Horário mais especifico: aqui podes descobrir como encontrar o melhor horário que funciona especificamente para a tua audiência.

Na análise do horário especifico (seja através da análise da concorrência ou dos teus insights) deves ter sempre em conta o engajamento p/ post em cada dia. Se publicares 5 posts num dia vais ter de verificar qual o engajamento (likes + comentários) médio nesse dia e não o total do engajamento desse dia.

Nota: Se publicares para países que tenham uma diferença horária em relação ao teu deves ter este fator em conta.
Assim se queres publicar para o público no Rio de janeiro e o a hora de maior engajamento for às 12h no local, deves publicar em Portugal às 15h para contar com o fuso horário.
Dica: Esta dica é tão intuitiva que fica já despachada😀: se fizeres diretos, independentemente da rede social, faz quando as pessoas estão livres para te ouvir.
Durante a semana durante a hora de almoço (12-14h) ou depois do jantar (19.30-22h) são os melhores horários (para quem está a trabalhar).
Ao fim de semana esquece, ninguém tem pachorra para seguir um direto se puder ir até à praia⛱️ ou dar um agradável passeio🏕️

Qual a melhor hora para publicar no Instagram?

Logotipo do Instagram

Horário global

Horário de publicação no Instagram
Fonte: Sprout Social

Melhores períodos para publicar:

  • Segunda feira: 11-12h
  • Terça feira: 11-14h
  • Quarta feira: 11-12h
  • Quinta feira: 11h
  • Sexta feira: 11-12h
  • Sábado: 10-12h

Pior dia para publicar:

  • Domingo
Como as stories estão disponíveis 24 horas não tens necessidade de publicar num hora especifica. Certificar-te apenas que estas estão disponíveis durante o período de maior engajamento da tua audiência.

Horário mais especifico

Estuda a tua concorrência

A tua concorrência top sabe perfeitamente qual é a melhor hora para publicar no Instagram pois já fez a investigação toda por ti.

Assim estuda perfis que:

  • Tenham como target o teu nicho de audiência.
  • Tenham um super nível de engajamento e de posts publicados (aka influencers…).

Utiliza o Inflact para analisares a tua concorrência e aprenderes:

  • Quais os dias e as horas em que a concorrência publica mais posts.
  • Quais os dias e as horas em que a tua concorrência tem maior engajamento nas publicações.

Segue os passos seguintes para estudares os teus concorrentes:

Na página inicial:

  1. Seleciona Tools (1)
  2. Seleciona Analyser (2)
Análise de perfil no Inflact
Inflact – Home Page

Na página seguinte insere o nome do perfil do teu concorrente (sem o @) no campo do Profile Analyser.

Inserção de perfil no Inlact
Insere o nome do perfil do teu concorrente (sem o @)

No resultado final (vê imagem em baixo) podes visualizar:

  • Número de posts publicados por dia da semana/hora (1)
  • Engajamento que a audiência teve com os posts no horário de publicação (clica no separador) (2)
  • Resumo de qual o dia e hora em que o teu concorrente mais publica (3)
Resultados gráficos no Inflact
No separador 1 tens o número de posts por dia/hora, No separador 2 tens o engajamento que a tua audiência teve com os posts
Não te esqueças que ao analisar o engajamento num determinado horário tens de verificar qual o número de posts que foram publicados nesse horário.

Se o nº de posts for 1 e o engajamento 300 (engajamento médio de 300 p/ post), este horário é melhor do que se o número de posts for 4 e o engajamento 350 (engajamento médio de 87 p/ post).
Escolhe para publicar o período em que o engajamento médio por post é maior.

Qual a melhor hora para publicar no Facebook?

Logotipo do facebook

Horário global

Horário de publicação do facebook
Fonte: Sprout Social

Melhores dias/horas para publicar:

  • Segunda feira: 9-11h
  • Terça feira:: 9-13h
  • Quarta feira: 9-13h
  • Quinta feira: 11h
  • Sexta feira: 9-13h
  • Domingo: 9-10h

Pior dia para publicar:

  • Sábado

Horário mais especifico

Acede ao Facebook Business se tiveres uma página profissional no Facebook e segue os seguintes passos:

  1. Cria uma nova publicação
Criara uma publicação no facebook Business
Cria uma publicação no Facebook Business
  1. Seleciona o teu local de publicação (1)
  2. Clica em horas recomendadas (2)
Escolhe os teus canais no facebook Business
Escolhe os teus canais
  1. Vê quais as horas e dias recomendados para os teus canais. Estas recomendações são com base na atividade dos teus nos últimos 7 dias.
Horário sugerido pelo facebook Business
Vê qual o horário recomendado para os teus canais

Qual a melhor hora para publicar no LinkedIn?

Logotipo do LinkedIn

Horário global

Horário de publicação do LinkedIn
Fonte: Sprout Social

Melhores dias/horas para publicar:

  • Segunda feira: 9-14h
  • Terça feira: 9-12h e às 14h
  • Quarta feira: 9-14h
  • Quinta feira: 9-12h
  • Sexta-feira: 10h
  • Sábado: 9-10h

Pior dia para publicar:

  • Domingo

Qual a melhor hora para publicar no Twitter?

Logotipo do Twitter

Horário global

Horário de publicação do Twitter
Fonte: Sprout Social

Melhores dias/horas para publicar:

  • Segunda feira: 9-13h
  • Terça feira: 9-12h
  • Quarta feira: 9-15h
  • Quinta feira: 9-11h
  • Sexta -feira: 9h e 11h
  • Domingo: 12h

Pior dia/hora para publicar:

  • Sábado

Horário mais especifico

Estuda a tua concorrência

Mais uma vez escolhe concorrentes/perfis que:

  • Estejam dentro do teu nicho de audiência.
  • Tenham um super nível de engajamento e de tweets publicados.

Podes utilizar duas aplicações para estudar a concorrência. Analisa quando os seguidores estão mais ativos, quando estas contas concorrentes publicam e otimiza o teu período de publicação com base nestes dados.

Followerwonk

  • Analisa quando os seguidores da tua concorrência estão mais ativos (mas este gráfico não te dá o seu comportamento em termos de engajamento).
Inserção de perfil no Followerwonk
No separador Analyse escolhe a opção “Analyse their followers(1) e depois insere o nome do perfil sem o @ (2)
Gráfico de seguidores no Followerwonk
Analisa o gráfico e vê quando os seguidores da conta do teu concorrente estão mais ativos para publicares.

Twitonomy

  • Analisa qual o dia e hora em que a tua concorrência mais publica.
Inserção de perfil no Twitonomy
Seleciona Profile (1), Insere o nome do utilizador sem o @ e faz Enter (2)
Gráfico de publicações no Twitonomy
Analisa o número de tweets da tua concorrência por dias da semana e por horário.
Experimenta colocar alguns um tweets quando os seguidores estão mais ativos (pode não ser necessariamente quando têm um maior engajamento) e outros no dia e hora em que o concorrente mais coloca posts.
Analisa os resultados em termos de engajamento dos teus tweets passados alguns dias e tira as tuas conclusões sobre o melhor período de publicação para ti.

Qual a melhor hora para publicar no TikTok?

Logotipo do TikTok
Horário de publicação no TikTok
Fonte: Influencer Marketing Hub

Melhores dias/horas para publicar:

  • Segunda feira: 6, 10 e 22h
  • Terça feira: 2, 4 e 9h*
  • Quarta feira: 7, 8 e 23h
  • Quinta feira: 9, 12* e 17h
  • Sexta feira: 5*, 13h e 15h
  • Sábado: 11, 19 e 20h
  • Domingo: 7, 8 e 16h

*Alto engajamento

Qual a melhor hora para publicar no YouTube?

Logotipo do Youtube
Horário de publicações no Youtube
Fonte: Statusbrew

Melhores dias/horas para publicar:

  • Segunda feira: 9-11h
  • Quinta feira: 12-15h
  • Sexta-feira: 12-15h
  • Sábado: 9-11h

Piores dias para publicar:

  • Segunda, terça e quarta feira

Horário mais especifico : Analisa sempre a performance das tuas publicações

De maneira a otimizares ainda mais o horário para as tuas publicações analisa a performance de cada publicação e tira as tuas conclusões. Deves ter em conta nesta análise que o engajamento depende não só do horário de publicação mas também do tipo de conteúdo divulgado.

Podes fazer isto de 3 maneiras:

  • Utiliza os dados da própria rede social (insights/estatística)-
  • Utiliza as ferramentas que te dei anteriormente para estudares a competição mas agora estuda-te a ti mesmo inserindo o teu perfil).
  • Utiliza uma plataforma para publicação e criação de relatórios para todas as tuas redes sociais.

Em relação à última opção eu sugiro que utilizes o mLabs para gerires e criares relatórios de performance de publicações. Não é gratuito, mas se pagares anualmente custa à volta de 3,00 euros p/mês e tens direito a gráficos maravilhosos como os seguintes:

Gráfico de engajamento dos teus melhores posts (num período selecionado por ti).

  • Hora e dia de publicação.
  • Performance por nº de impressões, alcance, visualizações de vídeo, publicações guardadas, comentários e likes.
Gráfico de engajamento no mLabs
Gráfico de engajamento dos teus melhores posts.

Número de posts e média de interações p/ post por dia da semana e por hora (num período selecionado por ti).

Gráfico de interações no mLabs
nº de posts e média de interações por dia e hora

Sugestão do melhor período para publicar de acordo com a performance dos teus posts no período selecionado por ti.

Melhor hora para publicar no mLabs

Outra ferramenta para gestão de redes sociais e criação de relatórios bastante acessível é a Etus. Esta ferramenta permite a ligação a mais redes sociais (como o TikTok) mas a mLabs tem relatórios mais detalhados.

Horário mais especifico : Por tipo de indústria

Se pertenceres a algum tipo de indústria especificado a seguir, podes experimentar os horários específicos para a tua área.

Toma nota que num período de pandemia estes horários, em algumas áreas, estão bastante influenciados pela situação pandémica, como por exemplo no turismo (onde existe uma menor apetência para viajar e logo o engajamento/interesse será menor) ou sistemas de saúde/hospitais (onde o engajamento/interesse aumenta devido a uma maior preocupação com noticias sobre saúde).
  • Cuidados de saúde
  • Media (jornais, tv, etc…)
Horário publicação na saúde
Fonte: Sprout Social
Horário de publicação nos media
Fonte: Sprout Social
  • Educação/ensino
  • Organizações sem fins lucrativos
Horário de publicação no ensino
Fonte: Sprout Social
Horário de publicação em Organizações sem fins lucrativos
Fonte: Sprout Social
  • Restauração
  • Tecnologia
Horário de publicação na restauração
Fonte: Sprout Social
Horário de publicação em tecnologia
Fonte: Sprout Social
  • Viagens e Turismo
  • Hotelaria e outros
Horário de publicação no turismo
Fonte: Sprout Social
Horário de publicação nos hospitais
Fonte: Sprout Social
  • Finanças
Horário de publicação nos meios financeiros
Fonte: Sprout Social

Conclusão

Quanto mais cedo começares a utilizar as táticas descritas neste artigo mais rapidamente vais:

Não te esqueças que, como tudo na vida, o período para publicação é uma estratégia de tentativa e erro. Mas depois de leres este artigo:

  • Vais com certeza fazer tentativas mais certeiras logo à primeira.
  • Vais saber como corrigir interpretar os dados e corrigir os erros.

E logo, logo, os teus posts vão estar a bombar💥