Se quiseres criar agregadores de conteúdo à volta da tua marca, aumentar a exposição dos teus posts ou criar correntes de discussão no Instagram, tens de saber como usar hashtags.
O que é uma Hashtag? Como pode ser utilizada hoje em dia?
Uma hashtag é definida por uma palavra precedida do símbolo cardinal (#) e que agrega vários posts num hub de conteúdo.
Num estratégia de Marketing Digital a escolha de hashtags é algo que nunca deves negligenciar.
Alguns exemplos de como usar corretamente hashtags no Instagram são:
- #mercadodacapital
- #PraiaNoVerao
- #fim_de_ano
Podes ter vários tipos de hashtags, consoante o teu público e os teus objetivos:
- Descritores de localização (#lisboa, #porto, #coimbra ou #caisdosodre).
- Relativos à marca e que agregam posts relativos à tua marca, como eventos, concursos e outros (#nike, #fnac, #casiomeeting2022).
- De pertença a uma comunidade (#malucospelorock, #viagemsemvan).
- Relativos ao teu nicho de mercado (#tenisparacorrer ou #enfeitesdenatal).
- Apenas descritivos do conteúdo do teu post (#PosesDeGato ou #ArvoresDeNatal).
Como disse anteriormente, e nunca é demais referir, quando colocas uma hashtag no teu post este post vai ficar agregado a um hub de conteúdo associado à palavra da hashtag.
Vê o post seguinte:
Aqui existem 7 hashtags – este post vai ficar agregado a 7 hubs de conteúdo que todos podem consultar e seguir.
- As hashtags #luispais e #luispaisblog (1) foram criadas por mim no momento em que as coloquei num post.
- As restantes hastags (2), como já existiam, não foram criadas.
Como posso aceder ao hub de conteúdo duma hashtag?
Se procurares no Instagram por, por exemplo, a hashtag #marketingonline, podes aceder ao hub de conteúdo clicando no nome da hashtag:
Outra maneira de aceder ao hub de conteúdo é clicar diretamente na hashtag no post onde está inserida.
Nota que também podes seguir uma hashtag. Se o fizeres vais receber no teu feed publicações colocadas com esta hashtag.
Chegado ao Hub de conteúdo, somos presenteados com duas secções 🎁:
As publicações principais
São publicações que têm este hashtag incluída e que estão em destaque. Segundo a IQ Hashtags, alguns fatores que contribuem para a tua publicação aparecer nesta secção são:
- A velocidade de engajamento incial com o teu post.
- Se a hashtag faz um match com o conteúdo do teu post.
- A taxa de engajamento em relação aos likes e tamanho do teu perfil.
- O aspeto visual do post.
- A velocidade das interações com o teu post .
As publicações mais recentes.
O teu post vai direitinho para aqui. Assim como o do utilizador que coloca um post com este hashtag a seguir a ti (e que vai ficar à tua frente) – e assim por diante.
Como usar hashtags corretamente?
Segue as seguintes regras para construíres as tuas hashtags:
Onde podes colocar as tuas hashtags ?
- Na descrição dos post.
- Nas tuas stories (através de stickers).
- Nos teus comentários.
- Na IGTV.
- Na tua bio (perfil).
Como achar as melhores hashtags para o Instagram?
Para descobrires novas hastags tens várias soluções.
- Utiliza o Instagram.
Escreve uma hashtag (com o símbolo # incluído) no campo de procura do Instagram. Vão-te aparecer várias sugestões relevantes à medida que escreves.
Coloca várias hashtags no campo de procura do Display Purposes e vais ter sugestões de hashtags sobre o mesmo tópico. A barra vermelha indica o quanto a hashtag está perto do tópico inicial, a laranja representa a popularidade da hashtag (muito ou pouco utilizada). As hashtags riscadas são hashtags banidas e não vais querer utilizar.
Se fores à estatística avançada (botão See stats na imagem em cima) tens ainda, para o exemplo de #marketingonline:
- As hashatgs que mais frequentemente são utilizadas nos posts em conjunto com #marketingonline.
- As top 10 das hashtags relacionadas com #marketingonline.
- Hashatgs similares a #marketingonline.
- Dados demográficos para #marketingonline (qual a percentagem das idades que colocam posts com esta hashtag).
- Qual a percentagem de línguas utilizadas nos posts que têm esta hastag (importante como veremos nos critérios para a escolha de hashtags).
- Qual a percentagem, por género, de posts com esta hashtag.
- Os top posts desta hashtag (bom para encontrares influencers).
- Utiliza o IQ Hashtags para ver a performance da hashtag (vais ter de criar uma conta para utilizar a versão gratuita)
Nas colunas podes ver:
- Número de posts com a hashtag (IG posts).
- Média de gostos por post (Avg. likes).
- Média de comentários por post (Avg. comments).
Naturalmente quanto maior a média de gostos e comentários maior o engagement com os posts que têm esta hashtag. Na versão gratuita podes ainda filtrar por tipo de procura (relacionado ou similar) e por número de posts.
E se achas isto muito bom, ainda fica melhor! Se clicares em trends podes verificar as hashtags relacionadas que estão com tendência de subida!
- Analisa a concorrência com o Inflact e vê que hashtags são mais utilizadas nos posts da concorrência.
O Inflact tem uma ferramenta excelente para analisares a concorrência. Segue os passos seguintes e descobre as hashtags mais utilizadas pelos teus concorrentes.
O que são hashtags banidas e como verificar?
Por vezes o Instagram bane certas hashtags. Tal não significa que não as podes utilizar nos teus posts. No entanto as tuas publicações não vão aparecer neste hub. Nota que o hub da hashtag banida existe, mas apenas com as publicações principais.
A questão é, como descobrir se uma hashtag está banida? Fácil – utiliza o IQ Hashtags!
- Escolhe Banned hashtags do menu lateral (1).
- Insere as hashtags (2).
- Clica Check (3) – a verde aparecem as hashtags corretas (4) e a vermelho as banidas (5).
Podes também percorrer a tua conta para verificar se estás a utilizar alguma hashtag banida.
Quais os critérios que definem uma boa hashtag?
São 5 os critérios que definem uma boa hashtag: número de posts totais publicados, número de posts publicados por hora, engajamento dos posts, língua mais falada nos posts e assunto (tema) da hastag.
- Número de posts associados à hashtag
Indica o historial da hashtag. Quanto mais posts existirem mais utilizadores estão associados a esta hashtag e mais utilizadores poderão descobrir a hashtag e assim ver o teu post.
Podes utilizar o Instagram para verificar o número de posts associados a cada hashtag.
Podes também obter esta informação no próprio hub da hashtag.
Além desta ferramenta, quer o Display Purposes (na estatística avançada) quer o IQ Hashtags dão-te esta informação.
2. Número de posts por hora
Se a tua hashtag tiver um número muito elevado de posts por hora rapidamente o teu post cai na grelha de publicações recentes, diminuindo drasticamente a possibilidade de alguém visualizar o teu post no contexto da hashtag.
Para veres o número de posts por hora numa hashtag utiliza o Best Hashtags
No relatório apresentado, além de várias sugestões de hashtags e do número de posts acumulados na hashtag tens também o número médio de posts por hora – Excelente, era mesmo isto que queríamos!
No exemplo em cima, apesar de #marketingonline ter muitos posts associados, pouco tempo depois da publicação o teu post desaparece dos lugares mais vísiveis (tem em média 117 posts por hora).
Se fizeres scroll na página de resultados encontras a data da última atualização da hashtag (no caso em cima foi em 2021-11-18 02:07:09 e escrevo este artigo a 2021-12-28…).
Muitas vezes os dados não são consistentes com o próprio Instagram, pelo que deves utilizar esta ferramenta como um indicador e não como uma certeza absoluta.
Nota ainda que o número de posts por hora é uma média indicativa ao longo do tempo, não tendo em conta tendências.
3. Número de interações (engajamento)
Podes ter uma hashtag com um historial muito bom, com um número bom de posts por hora, mas se ninguém interagir com estes posts (gostos e comentários) significa que é uma exposição sem grande resultado.
Utiliza o IQ Hashtags, como explicado anteriormente, para verificares a média de gostos e comentários das publicações que têm a tua hashtag.
Por exemplo: para a hashtag #marketingstrategy podes ver que temos em média, por post com esta hashtag, 883 gostos e 7 comentários, baseados nos últimos 15 posts colocados.
4. Língua utilizada nos posts
É também importante perceber qual a percentagem de posts na língua Portuguesa na hashtag, no caso de estares a escrever em Português. Se este valor for muito baixo, pode ser que esta hashtag não seja muito importante para ti. Tens de ver se este fator é relevante para o teu nicho.
5. Assunto (tema) da hashtag
Averigua o conteúdo das publicações no hub da tua hashtag e confirma se têm relevância para o post que vais publicar (se estão alinhadas com o teu conteúdo).
Não coloques hastags genéricas só porque têm uma boa performance. Ninguém vai interagir com um conteúdo que não procura.
Como planear uma estratégia de hashtags no Instagram?
Existem muitas estratégias possíveis, sendo que a melhor é aquela em que vais tirando conclusões e otimizando os teus grupos de hashtags. No entanto, a sequência seguinte é um excelente inicio:
- Faz uma folha de Excel, com as hashtags que tu descobriste anteriormente e que podem ser relevantes para o teu conteúdo, com as seguintes colunas:
- Número total de posts.
- Número de posts por hora.
- Número médio de gostos.
- Número médio de comentários.
- Ordena as hashtags por ordem decrescente do número total de posts e divide em 3 grupos de hashtags.
- Dentro destes grupos escolhe algumas hashtags que não tenham muitos posts por hora (para o teu post ser visivel por mais tempo) e que tenham um bom engajamento.
- Utiliza no teu grupo final de hashtags: 1/3 do grupo de hashtags com mais publicações, 1/3 do grupo com um número publicações médias e 1/3 do grupo de hashtags com menos publicações.
- Analisa a performance do teu conjunto de hashtags uns dias depois:
Nas estatísticas da tua publicação (alcance):
No IQ Hashtags
Se pagares uma subscrição mensal (que podes anular ao fim de 1 mês), podes analisar:
- A posição mais alta no top 9 (Publicações principais).
- A posição atual no top 9 (Publicações principais).
- A posição atual do post (Publicações recentes).
Se consultares o gráfico de cada hashtag (clica em Charts) podes ainda ver a evolução da tua posição nas Publicações principais e nas Publicações recentes. Assim podes analisar a rapidez com que perdes notoriedade em cada hashtag, quais as hashtags onde consegues atingir o top 9 e outras informações que te poderão ajudar a selecionar as hahshtags com melhor performance.
- Experimenta com vários conjuntos de hashtags e cria a tua própria estratégia!
Como esconder hashtags no Instagram?
Se tiveres muitas hashtags podes esconde-las de maneira a não distraírem o leitor da leitura da legenda do teu post ou do conteúdo da tua story:
Qual o número de hashtags a utilizar?
Já falámos em grupos ou conjuntos de hashtags para colocares nos teus posts. A questão pertinente agora é: quantas hashtags devo colocar no meu post?
No inicio do ano o Instagram aconselhava 8-15 hastags por posts. Mais recentemente reduziu essa sugestão para 3-5 hashtags.
Contudo a plataforma Later analisou 18M de posts e chegou à seguinte conclusão (dados de 2020/21):
Ou seja entre 20 a 30 posts será o ideal.
Em que ficamos então?
A conclusão mais certa é que não há resposta certa – faz várias tentativas, tendo em conta que deves sempre colocar hashtags que estejam ligadas ao conteúdo do post.
Conclusão
Já verificas-te que a ciência de como usar hashtags no Instagram não é uma ciência exata. Vais ter de fazer várias tentativas e aprimorar os grupos de hashtags que utilizas nas tuas publicações.
Mas não desesperes – não vais descobrir a fórmula mágica de um dia para o outro – mas com persistência e uma análise paciente da performance vais fazer as escolhas certas para encontrar as tuas top hashtags.👌
Com uma boa estratégia de hahstags vais aumentar as probabilidades de teres mais interações nas tuas publicações e de angariares mais seguidores!
Bom trabalho!