Black Hat SEO: A Tentação Do Webmaster

by | SEO

A Google tem um conjunto de estratégias aconselhadas, chamadas de diretrizes para webmasters, para poderes otimizar a tua página para SEO.

Se as seguires nunca terás problemas de penalização. No entanto, se decidires arriscares e ir por outros caminhos para enganares o algoritmo da Google, ficas à tua conta e risco – a tua página pode ser penalizada e a a tua estratégia de marketing vai ser seriamente prejudicada.

Neste artigo vais perceber se andas a pisar o risco ou andas em terreno seguro quando fazes as tuas otimizações.

Índice

1. O que é White Hat SEO

White Hat SEO são estratégias SEO aprovadas pela Google, como as técnicas de On-Page SEO e de Off-Page SEO.

2. Black Hat SEO

Black Hat SEO são estratégias reprovadas pela Google, que tentam manipular o algoritmo de ranking.

Alguns exemplos que deves evitar são:

Links pagos

Links pagos é uma estratégia de BlackHat SEO que engloba esquemas de compra ou venda de links, com o intuito de criar backlinks para manipular o ranking da página.

Cloaking 

O Cloaking é uma técnica em que para um determinado URL uma página é apresentada ao utilizador e outra página diferente é apresentada ao spider (programa que percorre a net de link em link) da Google, de maneira a iludir quanto ao verdadeiro conteúdo da página.

Nota que apresentar várias versões da tua página aos utilizadores não é Black Hat SEO: podes ter uma versão para mobile e uma para computador ou podes estar a criar testes A/B. No entanto o conteúdo que o utilizador e o spider da Google vêm tem de ser sempre o mesmo.

Cloacking em Black Hat SEO
Técnica de Cloaking

Redirecionamentos matreiros

Exemplos deste tipo de redirecionamentos são:

  • Redirecionar uma página quando é percorrida pelo robot da Google para uma página diferente da que o utilizador vê, especialmente otimizada para subir no ranking (cloacking).
  • Compra de dominios expirados com grande autoridade, onde é feito um redirecionamento 301 para o teu site de maneira a passar a autoridade do primeiro. (Esta técnica é mais de Grey Hat e não de Black Hat SEO como irás ver de seguida)

Conteudo pobre

  • Conteúdo criado através de mecanismos automáticos em plataformas programáticas com inteligência artificial. Geralmente este conteúdo é de fraca qualidade e é detetável pela Google.
  • Cópia de conteúdo de outras páginas sem que a tua página acrescente valor original ao conteúdo.
  • Troca de conteúdo duma página após esta estar bem posicionada por conteúdo de tópico diferente (geralmente coloca-se um conteúdo de qualidade para rankear a página e depois coloca-se novo conteúdo com objetivos menos claros, como criar muitos links, afiliados e outros…)

Esquemas de links

Técnica que engloba a criação de vários websites apenas com o fim especifico de criar backlinks para um site principal. Geralmente este sites têm conteúdo de baixa qualidade e muitos links baseados em keywords exatas.

Esquemas de links em Black Hat SEO
Esquemas de links

Keyword stuffing

Utilização exagerada da tua keyword de maneira a utiliza-la o máximo possível no teu conteúdo, tornando o texto artificial.

Esta técnica é detetada rapidamente pela Google, resultando numa penalização da tua página.

Queres um exemplo de keyword stuffing? Vê o vídeo em baixo e diz-me se não achas que tem humidade a mais….😃

Texto escondido

Outra técnica de Black Hat SEO é esconder texto através de código CSS, que não é visível ao utilizador mas é visível ao spider da Google quando este faz o scan da página. Assim é possível colocar keywords em sítios estratégicos sem que tal afete a qualidade do conteúdo que é visualizado.

Doorway pages

Dorwaypages são páginas cujo único fim é serem otimizadas para aparecerem para determinadas keywords (por exemplo 3 páginas para as keywords “canalizador Lisboa”, “canalizador Porto”, “canalizador Coimbra”) e cujo objetivo é levar o utilizador a uma página final. Estas páginas podem existir no mesmo domínio ou em domínios diferentes.

Geralmente estas páginas não são acessíveis através do website (ou seja através dos menus).

Doorway Pages em Black Hat SEO
Doorway Pages

Será que as Landing pages são Dorway Pages?

Não, não são. Mas a linha que as separa não é assim tão óbvia:

  • Landing pages adicionam valor. O conteúdo é relevante para a keyword e o utilizador encontra o que procura na landing page.
  • Dorway pages são páginas muitas vezes com conteúdo enganador e de fraca qualidade, cujo único objetivo é conseguirem tráfego através do posicionamento na SERP para uma página final.

Má utilização de dados estruturados e Rich Snippets

Esta técnica de Black Hat SEO consiste em inserir informação falsa ou pouco precisa em dados estruturados, como colocar reviews falsas e/ou encomendadas.

Negative SEO

Técnica que pode ser utilizada pelos teus concorrentes para baixar o teu ranking e que engloba apontar vários links de sites duvidosos para a tua página de maneira a esta ser penalizada.

Deves por isso fazer regularmente uma análise aos backlinks da tua página de maneira a identificar estes links tóxicos. Se estes existirem utiliza a ferramenta disavow na Google Search Console do teu site para resolver o problema.

Spam em comentários

Colocar links em comentários relevantes (em blogs ou fóruns digitais) pode ser uma excelente ideia para gerar tráfego para o teu site ou até obter backlinks (se os links forem dofollow). No entanto esta tática em exagero pode ser considerada como spam pela Google e ai já cai na categoria de Black Hat SEO, penalizando a tua página.

Private blog Networks

Uma Private Blog Network (PBN) envolve a partilha de links (“eu linko para ti tu links para mim”) dum conjunto de sites com autoridade e pertencentes a diferentes pessoas. Um bom exemplo é um grupo de fãs duma série que linkam entre os seus blogs para subirem nos rakings.

PBN em Black Hat SEO
Private Blog Network entre 4 sites

3. Grey Hat SEO

Grey Hat SEO são um conjunto de estratégias que não sendo aprovadas pela Google têm um risco menor em termos de penalização do site. 

Expired domains/Age domains

O que são…

  • Expired domains: o domínio expirou e a sua data foi reiniciada, estando disponível para compra.
  • Age domains: domínios para venda mas que não foram deixados expirar.

Estes domínios são muito apetecíveis pelo seu historial de autoridade e backlinks.

Algumas técnicas aqui utilizadas são:

  • Reconstrução de páginas semelhantes à que existiam anteriormente nestes domínios expirados (podes visualizar estas páginas através do waybackmacine em https://archive.org/web/) e criação de links nestas páginas novas para o teu site principal:
Criação de páginas em expired domains e aged domains
  • Os links dos domínios comprados são redirecionados para páginas existentes no teu site (com conteúdo semelhante ao que existia no link original):
Redirecionamento de links em expired domains e aged domains
  • O domínio comprado é redirecionado para o teu domínio (redirecionamento ao nível do domínio):
Redirecionamento de dominios em expired domains and aged domains

Three Way Link

Nesta técnica o Site A tem link para o Site B, o Site B tem link para o Site C e o site C tem link para o site A. Mas nenhum dos sites tem um link para o site que linka para ele. Deste modo é difícil à Google perceber se existe um esquema de links entre os vários sites.

Three Way Linking em Grey Hat SEO
Three Way Linking

Article spinning

Utilizar artigos já existentes e reescrever algumas partes e modificar elementos de maneira a dar uma perspetiva algo diferente num determinado tópico, sem acrescentar valor ao artigo.

4. White Hat SEO vs Grey Hat SEO vs Black Hat SEO: a última fronteira 🚀

A zona cinzenta das técnicas de SEO é uma zona que representa algum perigo, mas provavelmente consegues safar-te sem penalizações.

No entanto as fronteiras são variáveis conforme a tua página seja uma página nova, sem historial, ou seja uma página já estabelecida. A Google é muito menos tolerante com uma página que ainda não tem autoridade do que com uma página que já tem autoridade estabelecida e por isso é de confiança e tem relevância.

Foca-te no White Hat SEO 🔎, foge do Black Hat SEO 🏃‍♀️ e aventura-te com cuidado pelo Grey Hat SEO 🌍.

white vs black vs grey hat seo
1 – Tolerância para páginas novas, 2– tolerâncias para páginas com autoridade estabelecida.

Finalmente, se quiseres, podes denunciar alguém por utilizar técnicas de SEO duvidosas como spam ou links pagos.

Estás agora pronto para fazer um exame à tua consciência?…😱

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