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Off-Page SEO: Significado, Estratégias e Implementação

by | SEO

Se achas que o On-Page SEO é o que de mais importante podes fazer pelo teu SEO, deixa-me perguntar-te:

O que é mais importante para a Google numa página? Técnica de implementação de boas práticas ou relevância do conteúdo para o utilizador?

A resposta a esta pergunta é fácil – relevância do conteúdo.

A parte mais importante do SEO é conseguir que a comunidade dei-a relevância à tua página, através de links, interação social e outros sinais – e isso consegue-se através do Off-Page SEO.

1. Significado de Off-Page SEO

O Off-Page SEO tem a ver com as técnica/esforços de SEO fora do nosso site e que muitas vezes dependem de terceiros.

2. Significado de Linkbuilding

O linkbuilding é uma técnica que consiste em conseguir links externos relevantes e de qualidade direcionados para a nossa página.

Off Page SEO e significado de linkbuilding
Linkbuilding – captação de links de qualidade para a tua página

3. Fatores a ter em conta no Linkbuilding

PageRank (autoridade da página)

A autoridade duma página está intrinsecamente ligada à qualidade e quantidade de links externos que apontam para a página.

Tu queres links provenientes de páginas com um PageRank (autoridade) elevado. Não só estas páginas são mais importantes para a Google, como também passam mais autoridade para ti.

A autoridade transferida é dividida pelo número de links existentes na página – se a página tiver 10 links, e um deles aponta para ti, recebes 1/10 da autoridade total.

Como podes perceber facilmente, quantos menos links tiver a página externa que aponta para ti mais autoridade vais receber do bolo total. Uma página com 100 links, mesmo com um PageRank bom, pode não ter muito efeito no teu PageRank, já que só receberias 1/100 da autoridade total.

Distribuição de PageRank através de links
Distribuição de PageRank através de links

DomainRank (autoridade do dominio)

Deves sempre considerar em primeiro lugar o PageRank. O DomainRank é o mesmo que o PageRank mas aplicado ao teu domínio. Ou seja, está intrinsecamente ligado à qualidade e quantidade de links que apontam para as páginas dum determinado domínio (exemplo dum domínio é: omeudominio.com. Nota que subdominio.omeudominio.com pertence também ao omeudominio.com).

Esta métrica pode ser importante no caso duma página criada muito recentemente e que tem um PageRank muito baixo – neste caso a página ainda não tem muitos links externos de qualidade a apontar para ela. Se o score do domínio for elevado, podes prever que esta página aumente consideravelmente o score num futuro próximo, já que as páginas deste domínio, na média, têm backlinks de boa qualidade. 

Previsão de crescimento do PageRank
Previsão de crescimento do Page Rank numa página com um bom Domain Rank

Nº de referring domains

Ter 50 links que vêm todos do site A ou ter 50 links que vêm de sites diferentes, qual te parece ter mais relevância?

Claramente a última situação: significa que 50 domínios completamente diferentes (referring domains) decidiram que a tua página é suficientemente importante para colocarem um link. 50 links para ti de apenas 1 ou 2 sites…bom é no mínimo suspeito não achas? 

👍

Links de vários referring domains
Bom: Vários links que vêm de páginas diferentes

👎

Links de um único referring domain
Mau: Muitos links que vêm de poucas páginas

Relevância

Imagina que tens uma página sobre dietas. E tens um backlink espetacular duma página com um score excecional. Só que esta página que linka para ti fala sobre seguros de saúde. Tem alguma relevância este link? Provavelmente não.

Procura sempre links de páginas com um bom score, mas que falem dum assunto cujo contudo tenha relevância para a tua página.
Relevância do link
Link irrelevante que liga tópicos diferentes

Tráfego

Procura links de páginas que tenham tráfego. Se encontrares uma página com um PageRank bom mas pouco tráfego, tenta conseguir o link – mas idealmente tenta o melhor dos dois mundo: um bom pageRank e um bom tráfego na página que vai linkar para ti.

Tráfego e autoridade do link
Procura páginas com bom tráfego e boa autoridade

Links dofollow/nofllow

Quando uma página externa coloca um link para ti, esta página está a passar autoridade (PageRank) para a tua página. Mas isto só acontece se o tag HTML que tem o link tiver um atributo chamando chamado “rel” com o valor “dofollow.

Podes consultar o meu artigo sobre os links dofollow e nofollow para compreenderes melhor este assunto. 

Links dofollow vs nofollow
Links dofollow vs links nofollow

4. 16 Técnicas de angariação de Backlinks

1. Link Bait

Desenvolve conteúdo épico!

Podes desenvolver conteúdo para o utilizador regular do teu site, que poderá partilhar com outros utilizadores, gostar ou comentar, ou podes desenvolver conteúdo a pensar especificamente em influencers, que ao partilharem este conteúdo através dum link para o teu artigo estão a aumentar a autoridade da tua página.

Muito deste conteúdo a pensar em influencers tem também grande potencial de divulgação entre os utilizadores regulares do teu site.

Os conteúdos mais utilizados para Link Bait são:

Artigos de Listas 

Artigos como “Os 10 Melhores Livros sobre Marketing Digital” ou “As 5 Melhores Receitas de Bacalhau” são um must para os influenciadores linkarem.

Para teres uma ideia dos artigos de listas que existem sobre o teu tópico, podes procurar na Google. Por exemplo, para ver artigos de listas de 10 a 50 de livros de marketing digital podes escrever:

Intitle:”10…50 livros” marketing digital

Daqui podes:

  • Tirar ideias para o teu artigo.
  • Ver o que podes melhorar para te diferenciares.
  • Ver quem coloca links para estes artigos e assim chegar aos influencers que estão interessados em artigos de listas na tua área ou tópico. 

Guias

Artigos como, por exemplo, “Como Otimizar os teus Anuncios no Google Ads”, que sejam exaustivos e de fácil compreensão.

Para procurares na Google por guias de como fazer On-Page SEO, podes escrever:

Intitle:”como fazer” On-Page SEO

Novidades

Artigos de novidades são muito importantes, quer pela sede da comunidade por novidades, quer pelo fato de se te antecipares seres um dos primeiros a falar sobre um determinado assunto! 

  • Sabes que o Google vai fazer uma importante atualização ao algoritmo de SEO? – Escreve um artigo se esta for a tua área.
  • O teu produto/software vai ter uma atualização importante? – Escreve um artigo elucidativo sobre as novas funcionalidades.

Além disso, serás o primeiro a apresentares-te aos influencers com um artigo sobre a matéria.

Whitepaper

Escreve um artigo mais técnico que aumente ou tire partido da tua autoridade perante a área onde te queres posicionar. Se um influencer o partilhar não achas que ele estará também a posicionar-se como sendo um conhecedor do assunto?

Infográfico

Os infográficos, com a sua capacidade visual de resumo, compreensão e fácil visualização, são um must para as partilhas.

Podes fazer facilmente infográficos espetaculares com várias ferramentas como: Infogram, Venngage, Visme, Picktochart, Canva e Spark.

Downloads

Tens um super guia ou uma checklist espetacular que a comunidade vai utilizar? Pede aos influencers para partilharem com a audiência. Não te esqueças de colocar no guia um link para o teu artigo ou site.

Widgets

Cria ferramentas programáticas (como uma calculadora por exemplo) de apoio na tua área e que um influencer queira dar a conhecer à sua comunidade. Ela fica bem visto e tu ficas com o link!

Relatórios de indústria

Tendências de mercado sustentam opiniões. Faz relatórios sobre o teu mercado para realçar vários pontos. Partilha com os influencers – também eles querem suporte para as suas opiniões junto da sua audiência.

Conteúdo que faz um influencer parecer bem à sua audiência (por exemplo que sustenta a sua opinião).

Nada melhor do que puxar pelo ego do influencer. Todo o conteúdo que o faça ficar bem visto perante a sua comunidade é meio caminho andado para obteres o teu link.

  1. Estuda o influenciador e a sua comunidade.
  2. Oferece ou cria de raiz material que sabes que o influenciador vai utilizar porque vai cimentar as suas opiniões ou vai salientá-lo em relação a outros influenciadores.

Entrevistas

Podes publicar uma entrevista e tentar angariar um link de seguida.

  1. Escolhe um influencer topo na tua área e procura obter uma entrevista (áudio, vídeo ou escrita).
  2. Publica a tua entrevista sobre a forma dum artigo. Se a entrevista for em áudio ou vídeo, coloca o mesmo no teu artigo. Podes fazer um resumo dos pontos mais importantes no teu texto.
  3. Contata o influencer com um link para o resultado final. Não achas que ele vai queres partilhar este link com a sua comunidade? É ele a estrela do artigo afinal de contas⭐

2. Artigos de peritos

Listas de peritos puxam pelo ego dos incluídos e são irresistíveis a partilhar se fores considerado uma referência.

  1. Faz um artigo com uma lista de artigos de peritos sobre o tópico que estás a escrever.
  2. Contata cada um dos peritos e informa que escreves-te este artigo onde o incluis como autor. Provavelmente cada um deles quererá partilhar o teu artigo – afinal de conta foram eleitos por ti como uma autoridade num determinado assunto!

3. Artigos de opiniões de peritos

Uma variante do ponto em cima e que te dá mais liberdade para organizar o teu artigo.

  1. Pede a opinião de peritos no tópico de que estás a escrever através.
  2. Compila as opiniões num artigo.
  3. Envia um email a informar do artigo final com um link para partilha.

4. Give away

Se vendes produtos…

  1. Oferece um produto em troca duma review.
  2. Promove este artigo de terceiros junto dos influencers.

5. Donativos

Quando fizeres um donativo pede para colocarem um link para o teu site.

6. Fornecedores 

Pede aos teus fornecedores para colocarem um link no site deles referindo a tua página.

7. Patrocinador

Patrocina eventos como feiras e exposições e pede à organização para colocar uma link para ti na página do evento.

8. Cria contorversia

Queres muitas partilhas do teu artigo? Cria contorvérsia à volta do tópico! Dividir as águas cria partilhas, comentários e gostos (e claro criticas e dislikes…)

9. Guest posts

Procura blogs relacionados com o teu tópico que permitam guest posts e contata o administrador oferecendo-te para escrever um artigo.

Checklist:

  1. Procura blogs…
    1. …relacionados com o teu tópico no Google.
    2. …através do Content Explorer do Ahrefs ou uma ferramenta semelhante.
    3. …nos backlinks da tua competição.
    4. …em guestposts.com.
  2. Verifica se são permitidos Gest Posts nos blogs selecionados no ponto anterior.
  3. Verifica nos artigos desses blogs se os links são dofollow (mesmo não sendo o blog pode ser relevante por causa do tráfego gerado).
  4. Contata para pedir para escrever um artigo como convidado.

10. Diretorias

Utiliza diretorias para promover a tua página, como por exemplo o yelp ou as páginas amarelas.

11. Participação em fóruns

Procura fóruns relevantes para a tua área e interage duma maneira construtiva, deixando um link para o teu artigo. Mesmo que os links colocados sejam nofollow, estas a criar tráfego e partilhas que dão sinais à Google da importância da tua página.

12. Links partidos

Imagina um site que é teu competidor e que tem uma página que não está a funcionar (apresenta erro 404). Se essa página tiver muito links a apontar para ela, estes links estão partidos. É uma oportunidade para propores o teu conteúdo aos donos dos links, salientando que o link original está inativo e a oferecer um conteúdo semelhante.  

Links partidos na competição
Links partidos – competição

Checklist:

  1. Analisa o domínio da tua competição mais direta.
  2. Encontra páginas 404 no domínio da tua competição.
  3. Encontra links externos para estas páginas 404 (podes utilizar o Ahrefs para encontrar os backlinks) 
  4. Utiliza o waybackmachine para visualizar a página 404 quando estava ativa. 
  5. Faz um artigo com o conteúdo semelhante ao da página 404 ou escolhe um artigo que já tenhas.
  6. Contata os administradores das páginas dos links externos (na imagem sites externos), salienta o fato de o link estar quebrado e oferece o teu conteúdo através dum link para ti.

Podes também seguir outra estratégia: encontrar links partidos nos sites onde queres ter links para ti.

Links partido em páginas de referência
Links partidos – paginas de referência

Checklist

  1. Analisa o domínio onde queres ter um link para o teu artigo.
  2. Verifica quais as páginas 404 para onde este domínio tem links.
  3. Utiliza o waybackmachine para visualizar a página 404.
  4. Oferece um conteúdo semelhante ao administrador do site através dum link para ti.

13. Reclamar links partidos

Muitas vezes quando recebemos um site para fazermos SEO, se fizermos uma auditoria verificamos que existem páginas com erro 404. Estas páginas podem ter links externos a apontar para elas.

Estratégia para reclamar links partidos
Links partidos para a tua página

Para corrigir esta situação tens 2 opções:

  1. Faz um redirect 301 das tuas páginas 404 para páginas novas no teu site.
  2. Contata o dono do link externo e pede para corrigir este link com o novo URL que lhe vais dar.

14. Testemunhos

Oferece o teu testemunho em troca dum link. Se fores uma autoridade na matéria podes contatar uma página e oferecer o teu testemunho. Em troco da colocação do teu testemunho pede que coloquem um link para ti.

14. Offline Link Building

Coloca links nos teus catálogos, flyers, stands e outros meios de divulgação offline. Participa em feiras ou conferências relevantes.

Com isto aumentas a possibilidade de alguém que seja um influencer ou uma autoridade na área de partilhar um artigo teu.

15. Parcerias

Cria parcerias com outros e a vários níveis. Isto resulta numa divulgação de links com os teus parceiros: de ti para eles, e de eles para ti. Escolhe parceiros com autoridade aos olhos da Google.

16. Analisa a competição

Analise o perfil de backlinks da tua competição (top 10 da SERP). A partir deste perfil podes descobrir blogs, influenciadores ou páginas de autoridade para contatares de maneira a conseguires links para as tuas páginas:

  • Através das últimas novidades que colocas-te no teu artigo e que ainda pouca gente sabe.
  • Através de artigos como tendências de mercado ou artigos técnicos.

Podes inclusive tentar roubar alguns links à competição:

  • Através de conteúdo mais atualizado. 
  • Através de conteúdo semelhante mas melhorado (por exemplo visualmente mais apelativo).

5. Outras técnicas Off-Page

Redes sociais

Os sinais das redes sociais são importantes para a Google: utiliza bem as tuas redes sociais, tenta gerar o máximo de likes, partilhas, comentários e tráfego para a tua página.

Monitoriza menções da Marca

Monitoriza a web para menções da tua marca. Assim que descobrires uma, verifica se tem um link para ti. Se não tiver contata o referente da menção e pede para colocar um link no nome da marca.

Podes utilizar o Google Alerts para esta monotorização.

Monitoriza imagens da tua marca

Monitoriza imagens da tua marca como logotipos ou imagens registradas através do Google image ou do o TinEye. Vista o site onde esta imagem está a ser visualizada e vê se tem um link para o teu site. Se não tiver, contata o dono e pede para colocar um link para ti.

Google my Business

Otimiza o teu SEO local com o Google My Business e torna o teu negócio relevante em procuras locais.

Google My Business na SERP na coluna
Resultados baseados no Google My Business (lateral)
Google My Business na SERP na listagem
Resultados baseados no Google My Business (listagem)

6. Conclusão

Otimizar a página para On-Page SEO pode ser feita com os conhecimentos certos, para qualquer conteúdo.

No entanto para obteres links, comentários e partilhas, o teu conteúdo tem de ser bastante relevante e de qualidade para o teu nicho – dai a extrema importância do Off-page SEO numa estratégia global de SEO.

Off-Page SEO é um tarefa constante durante a qual nunca podes baixar os braços! Vais levar muitas negas, mas com insistência e muito trabalho vais com certeza alcançar os teus resultados️!🥇

Boa sorte!🍀