Quando alguma página coloca um link para o teu website, em princípio será algo extremamente positivo não achas? Afinal de contas alguém deu relevância à tua página e quer partilhar com a sua audiência.
Mas serão todos os links igualmente importantes? Existirão link prejudiciais? Já ouviste falar de links nofollow e não sabes o que são?
Este artigo foi escrito para esclarecer as tuas dúvidas, mas primeiro vamos esclarecer alguns conceitos…
1. Alguns conceitos importantes
Page Rank, Page Authority e URL Authority
PageRank é um fator desenvolvido pela Google que avalia a importância/relevância (autoridade) da tua página. Este valor era partilhado pela Google mas agora já não é.
Page Authority é muitas vezes utilizado como sinónimo para PageRank, mas geralmente representa o valor da autoridade duma página calculada por ferramentas SEO como o Moz ou o SemRush, que têm os seus algoritmos próprios de avaliação da autoridade. No caso do Ahrefs, por exemplo, é utilizada a sigla UL (URL Authority) para o mesmo fim.
Este valor costuma situar-se no intervalo de 0 (autoridade mínima) a 100 ( autoridade máxima).
Assim, para simplicidade de critérios, podemos considerar que falamos do mesmo quando nos referimos a Page Rank, Page Authority ou URL Authority – no entanto, tecnicamente, os algoritmos de cálculo podem variar de plataforma para plataforma.
Link Juice e Link Equity
Link Juice é um conceito abstrato: significa o fluxo de autoridade que é passada nos links duma página para as páginas de destino. No fundo é como um líquido armazenado (autoridade) que vai fluindo por canais (links) que vão dando às páginas de destino.
Link Equity ou qualidade dos links representa a avaliação que a Google faz dos links existentes numa página.
Mais no fim deste artigo, irás aprender quais os fatores principais que a Google considera quando analisa a relevância dum link.
Links nofollow vs links dofollow
O que é um link dofollow
Quando uma página externa coloca um link para ti, esta página está a passar autoridade (PageRank) para a tua página. Mas tal só acontece se a tag HTML que define este link (tag <a>) tiver um atributo chamado “rel” com o valor “dofollow” – ou então se tiver este atributo omitido, o que por defeito é também dofollow.
Vê estes dois exemplos:
- dofollow presente:
<a rel=”dofollow" href=”https://paginacomlinks.com/”>O meu texto ancora</a>
- dofollow omitido
<a href=”https://paginacomlinks.com/”>O meu texto ancora</a>
O que é um link nofollow
Se o atributo “rel” da tag HTML que define um link tiver o valor “nofollow” a autoridade da página que tem o link não é passada. E é sinalizado ao robot do Google que não rastreie a página de destino. No entanto a Google pode decidir ignorar esta sinalização…
Vê o seguinte exemplo:
<a rel=”nofollow" href=”https://paginacomlinks.com/”>O meu texto ancora</a>
Observa a seguinte imagem para compreendres melhor a diferença entre um link nofollow e um link dofllow em termos de passagem de link juice e do caminho seguido pelo robot da Google.
Distribuição de Link Juice pelos links
E como é distribuída esta autoridade (fluxo do Link Juice) pelos links existentes na página? Vê a figura seguinte:
Como podes ver pela imagem a autoridade da tua página distribui-se uniformemente (a autoridade é dividida em porções iguais) pelos links internos e outbound links (links externos para outros sites). No exemplo em cima temos que a autoridade da página (100%) reparte-se pelos 5 links existentes na página.
E todo o link juice é passado para a página de destino do link dofollow?
Depende da relevância do link. Não te preocupes com este assunto agora, irei esclarecer tudo mais à frente😉
E se um ou mais links forem nofollow, como se distribui o Link Juice? Observa a figura seguinte para uma página com 3 links externos.
Como podes ver a autoridade da página é mais uma vez distribuída uniformemente por todos os links existentes no conteúdo da página mesmo que seja sinalizado através da tag nofollow que um determinado link não deve passar autoridade para a página de destino.
Neste caso o que acontece é que o Link Juice, ou seja esta fatia da autoridade da página, vai ser perdida e não é passada à página destino. Nota que este raciocínio aplica-se a todos os links, internos ou externos.
Neste ponto podemos então colocar a seguinte questão:
Será que não nos interessam links “nofollow” e devemos desprezar páginas com estes links?
A resposta é um redondo – Não!
- Os links nofollow podem transmitir autoridade se o Google decidir (no entanto partimos sempre do principio que tal não irá acontecer….).
- Estes links são sempre fontes de tráfego para a tua página. E é possível que alguém decida partilhar este link na sua página, o que aumenta teu tráfego e a quantidade de backlinks.
E se, por outro lado, tiveres links de baixa qualidade para o teu site (como por exemplo de sites considerados span) que ainda por cima são dofollow? Bom ai podes pedir à Google que ignore estes links através duma ferramenta que se encontra no Google Search Console chamada disavow.
Por fim utiliza sempre dofollow para links internos. Se quiseres bloquear uma página tua de ser analisada pelo Google utiliza o ficheiro robots.txt
Google sobre a utilização de links nofollow em links internos
Como descobrir se o link é nofollow?
Existem duas maneiras de descobrir se os links são dofollow ou nofollow: a maneira fácil e a maneira difícil 😃
A maneira fácil é através duma extensão para o Chrome chamada nofollow. Basta instalares esta extensão e os links nofollow aparecem com uma borda vermelha e a tracejado no teu browser.
A maneira mais complicada é através das ferramentas de programador do Chrome. Mas se seguires os passos seguintes e seguires as imagens em baixo, vais facilmente chegar lá:
- Abre a página onde queres analisar o link.
- Clica com o botão do lado direito do rato e clica inspecionar (1)
- Nas ferramentas de programador certifica-te que está selecionado o separador Elements (2)
- Clica na seta de seleção dum elemento (o ícone fica da cor azul) (3)
- Seleciona o link na página (4)
- Observa o código a sombreado nas ferramentas de programador (5)
O código deve ter como base o seguinte formato:
<a href="o meu link" rel="valores deste atributo" >o meu texto âncora</a>
Dentro do atributo rel tens os valores que temos falado e que iremos ainda falar, como o dofollow e nofollow. E já sabes, se não existir dofollow ou nofollow, por defeito tens um link dofollow !
2. Fatores importantes para a relevância do link dofollow
Capacidade de pesquisar a página
Se a página de destino não for pesquisável pela Google (por exemplo se bloqueada através do ficheiro robots.txt) não existe passagem de autoridade da página que tem o link para a página de destino.
Autoridade do site que tem o link
Se um site tiver muita autoridade, a autoridade que é distribuída pelos links é muito maior do que num site que tenha pouca autoridade.
Localização do link na página
Links localizados no corpo (conteúdo) da página passam muito mais autoridade que links no footer, barras laterais ou cabeçalho do site.
Como podes ver no vídeo seguinte, John Muller da Google esclarece este ponto no minuto 22:00.
O atributo rel tem o valor dofollow?
Como já vimos, para ser passada autoridade, o link tem de ter o atributo rel com o valor dofollow ou omitido.
Número de links existentes na página
Se tiveres uma página com muitos links, a autoridade da mesma reparte-se por todos estes links, independentemente do valor do atributo rel. Vê a imagem seguinte:
Quanto maior o número de links na página, menos autoridade as páginas de destino vão receber. No entanto tal depende obviamente da autoridade inicial da página:
- Uma página com muita autoridade e muitos links pode valer mais que uma página com pouca autoridade e poucos links.
- Em duas páginas com a mesma autoridade, a página com menos links vai passar mais autoridade em cada um dos links
E o mesmo se aplica às tuas páginas. Quanto mais links tiveres mais a autoridade da tua página se dilui nestes links.
Como resolver o problema da diluição de autoridade nos links?
- Reduz o número de links no teu site para apenas links que sejam relevantes para SEO. Se necessitares de outros links, utiliza o mínimo possível.
- Tenta não exceder em mais de 50% o número de links outbound na tua página. Caso contrário o Link Juice que sobra para os links internos é muito pequeno para ter alguma relevância.
- Evita links outbound repetidos em todas as tuas páginas, como no cabeçalho, rodapé ou barras laterais.
- Se necessitares de colocar muitos links outbound utiliza Javacript através do atributo onclick. Assim estes links nã são identificados pela Google.
- Cuidado com os links nos comentários do teu artigo! Estes links vão consumir Link Juice da tua página. Retira a possibilidade de ter links nos comentários. Este artigo de como retirar links nos comentários do wordpress pode apontar para a melhor solução.
Se retirares este conteúdo podes prejudicar a facilidade de encontrar a tua página quando esta é feita com base neste conteúdo.
Assim toma logo a decisão de ter ou não ter comentários quando construires o teu blog.
Código HTTP da página de destino do link
Bem primeiro o que é um código HTTP? Quando fazes um pedido a um servidor, o servidor envia-te um código HTTP para informar do estado do teu pedido. Este pedido pode por exemplo ser a visualização duma página no teu browser.
Códigos relevantes para SEO
200 – Sucesso na requisição.
Tudo OK. A página de destino dum link recebe todo o link juice que lhe é devida.
301 – Página redirecionada permanentemente.
Este código é enviado se redirecionares um endereço para outro endereço web diferente.
Quem tentar aceder ou tiver um link para o endereço inicial será levado até ao endereço final. Neste caso a página final recebe todo o Link Juice que lhe é devido.
302 – Página redirecionada temporariamente.
Isto acontece se redirecionares um endereço para outro endereço web diferente sinalizando apenas que é um redireccionamento temporário e não permanente.
Aqui quem tiver um link para o endereço redirecionado será levado até ao endereço final, mas neste caso a página de destino final não recebe autoridade da página que tem o link.
Quando utilizar um redireccionamento 301 vs 302?
Os redireccionamentos podem ser feitos por muitas razões, por exemplo:
- Se URL do teu site tiver um problema.
- Se tens uma nova página com um novo URL.
- Se tens um novo domínio.
Nos pontos acima provavelmente queres fazer um redireccionamento 301.
Por outro lado, se tiveres a trabalhar na tua página podes querer fazer um redireccionamento 302 enquanto terminas o teu trabalho.
Nota também que no caso do redireccionamento 301 o URL inicial é desindexado da Google e toda a autoridade é passada com o redireccionamento. Se tiveres uma página com muita autoridade e mudares o URL com um redireccionamento 301, o novo URL vai herdar toda a autoridade do URL inicial.
Se o código for 302…ai já fica mais problemático.
No código 302 a tua página inicial continua indexada e a autoridade mantem-se associada ao URL original. A página no novo URL temporário não herda a autoridade do URL inicial.
3. Outros valores rel utilizados em links e que…
…influenciam o SEO
- “sponsored”: para links de anúncios como afiliados.
- “ugc”: para user generated content, como por exemplo comentários em blogs.
- “noindex”: para indicar a página de destino do link não deve ser indexada no motor de busca da Google.
Por uma questão de compatibilidade e já que os dois primeiros atributos são recentes, devemos sempre combinar os valores em cima com nofollow.
E como fazemos isto?
Para associar vários atributos rel a um mesmo link podes separar os valores com um espaço ou uma virgula:
<a rel=”nofollow sponsored" href=”https://paginacomlinks.com/”>O meu texto ancora</a>
(o parâmetro rel tem dois valores: nofollow e sponsored)
<a rel=”nofollow,ugc" href=”https://paginacomlinks.com/”>O meu texto ancora</a>
(o parâmetro rel tem dois valores: nofollow e ugc)
…não influenciam o SEO
Existem outros atributos que, não tendo impacto em SEO, são frequentemente utilizados nos links:
- “noopener”: para links duvidosos – gera uma camada de segurança para que o código da página de destino, quando aberta numa nova janela do browser, não possa aceder ao código da página de origem do link.
- “noreferrer”: quando encontrares um link com este valor toma nota do seguinte: no Google Analytics quando alguém aceder à tua página através deste link o tráfego através deste link vai aparecer como tráfego direto e não como Referral!
4. Conclusão
Como podes ver,nem todos os links são o que aparentem ser e nem todos têm a mesma importância – uma cuidada análise na angariação e construção de links tem de passar pelos pontos aqui descritos.
Espero que este artigo te tenha alertado para a importância do tipo de links que queres utilizar no teu site e que sites deves ter em consideração para uma estratégia de linkbuilding baseada em backlinks (links externos que apontam para a tua página).
Lê também os meus artigos sobre On-Page SEO e Off-Page SEO para teres uma visão mais ampla sobre este tópico.
Boa trabalho e bons resultados na tua escalada pela SERP 🚵 !