O maior motor de busca digital do mundo é o da Google.
Se queres ter relevância na tua área tens de aparecer na SERP (Search Engine Results Page – página de resultados da Google) quando alguém faz uma pesquisa por uma keyword importante para ti.
Aparecer bem posicionado nos resultados orgânicos (não pagos) da SERP traz-te vantagens, como por exemplo:
- Poupas em publicidade.
- Tens uma relevância continua para o teu nicho.
Este tutorial dá-te uma overview do SEO e mostra-te o caminho para seres bem sucedido nesta área🏆
1. Overview
O que é SEO em Marketing Digital
SEO em Marketing Digital significa Search Engine Optimization e engloba todos os passos que tens de dar para aumentar a visibilidade da tua página nos resultados orgânicos do Google.
Na SERP aparecem dois tipos de resultados a considerar:
Resultados pagos (através de anúncios no Google Ads)
Este resultados têm a etiqueta “Anúncio” antes da listagem, e podem estar no topo ou no fim da SERP.
Resultados orgânicos
São baseados no mérito da tua página – a tua posição na SERP engloba a análise de diversos fatores pela Google (na realidade são mais de 200!).
Chegar a uma posição de topo da SERP não é tarefa fácil – vais competir pelo tráfego duma determinada keyword, e tens de ter persistência e paciência para lá chegar!
Por baixo das anúncios, tens a listagem da SERP de resultados não pagos.
Os resultados orgânicos englobam ainda outros displays na SERP, como por exemplo:
Featured Snippets
Nos Featured Snippets (posição zero da SERP) é mostrado um trecho de texto antes do habitual titulo da página. O processo de seleção dos trechos e páginas é automático e o webmaster não tem maneira de indicar à Google quais os trechos a destacar.
Os Featured Snippets podem ser:
- Texto
- Tabelas
- Listas ordenadas
- Listas de pontos
Google Local
Através do Google My Business podes otimizar a tua página para o Google mostrar informação relevante da tua empresa como imagens, horários, localização e muito mais.
TOP 10 CTR em resultados orgânicos
Como podes ver no quadro seguinte, existe uma quebra brutal no CTR à medida que vamos descendo na posição da SERP. Estares no topo ou apenas no TOP 5 faz toda a diferença !
Quais as vantagens do SEO em Marketing Digital vs SEA
SEO | SEA | |
---|---|---|
Rapidez de resultados | A longo prazo | A curto prazo |
Custo | Sem custos de publicidade | Com custos de publicidade |
Prefixo | Não tem | Sim. “Anúncio” |
Otimização | Dificuldade em prever resultados | Facilidade em prever resultados |
Insights | Google Analytics ou Google Search Console | Google Ads ou Google Analytics |
Controle do que vês na (SERP) | Controlado pela Google | Controlado em grande parte por ti |
Não te esqueças também que o CTR é muito maior no tráfego orgânico que no pago – os lugares orgânicos são ganhos por mérito próprio e por isso o conteúdo tem mais relevância!
Os resultados da SERP são iguais para todos?
Quando o Google te apresenta o resultado da SERP são analisados vários fatores como:
- A tua localização (como o endereço IP, GPS).
- O teu historial de procura no browser.
- As tuas redes sociais (likes, amigos e outros).
- O teu dispositivo de procura (mobile, computador, smartTv).
- A linguagem que está nas tuas preferências.
Este fatores vão influenciar a SERP que tu vês, e por isso os resultados são diferentes entre utilizadores diferentes!
Sendo assim, se queres analisar a SERP para uma determinada keyword, a maneira correta é utilizares um separador anónimo no Google onde os fatores acima não são considerados.
Como é que a Google encontra e indexa as páginas?
Encontrar a página
Existe um programa, boot, crawler, robot ou spider (como lhe quiseres chamar) que vai percorrendo as páginas web, e quando encontra um link segue esse link descobrindo assim um novo URL para indexar.
Existem dois tipos de crawlers:
- Mobile: para analisar o teu site na versão mobile (crawler principal – mobile first).
- Desktop: para analisar o teu site na versão desktop.
Se queres que as tuas páginas sejam indexadas deves:
- Ter uma boa estrutura de links internos para o boot da Google chegar a todas as páginas através de links.
- Fazer upload do teu Sitemap e configurar a Google Search Console para a Google ter um bom conhecimento da estrutura do teu website e mais facilmente indexar todas as páginas.
Podes pedir a indexação diretamente na Google Search Console ou esperar que a Google chegue lá através de links de outras páginas.
Indexar a página
Após o spider encontrar uma página, o conteúdo desta página é analisado e a informação relevante é guardada nos bancos de dados da Google.
Rankear a página
Com base em diversos fatores, a tua página é por fim classificada quando alguém faz uma procura no Google.
2. Mão na massa
Quais os principais fatores que definem o ranking orgânico da tua página?
On-Page SEO
On-Page SEO em Marketing Digital são todos todos os fatores que só dependem de ti como webmaster. Estes fatores incluem otimização de conteúdo, urls, títulos de página, velocidade de carregamento de página e outros.
Para uma lista bem mais detalhada e dicas lê o meu artigo On-Page SEO: O Que É e Como Fazer
Off-page SEO
Off-Page SEO em Marketing Digital são todos os fatores que não dependem só do Webmaster e que o Google tem em conta na hora da avaliação da relevância da tua página.
Estes fatores incluem, entre outros, links de outras páginas e interações sociais.
Para saberes como podes fazer uma boa estratégia de Off-Page SEO lê o meu artigo Off-Page SEO: Significado, Estratégias e Implementação
Bounce Rate/Pogo Sticking
Imagina que alguém pesquisa algo no Google e clica num link para uma página. Quando entra na página vê que o seu conteúdo não lhe interessa e volta de novo para a Google clicando no botão de retroceder do browser. O utilizador pode até proceder a nova procura para encontrar o que necessita.
A isto chama-se Pogo Sticking e é uma tipo especial de bounce.
Isto sinaliza a Google que a página inicial não é relevante para o utilizadora no âmbito da keyword. Se este comportamento acontecer muitas vezes o posicionamento da página vai sendo prejudicado.
Tempo de permanência no site
Através do cookie do Analytics ou do Chrome o Google monitoriza o comportamento do utilizador na página. Se após uma procura por uma keyword clicares num link e rapidamente abandonares a página, isto sinaliza a Google que esta página não tem muita relevância para a keyword.
Click-through Rates (CTR)
Imagina uma página que tem um boost na taxa de cliques (número de cliques no link da SERP a dividir pelo número de vezes que o link é mostrado para aquela keyword) – isto é um sinal para a Google que esta página tem uma relevância maior do que atribuída inicialmente. Como tal esta página poderá subir no ranking.
Estratégias de SEO permitidas vs técnicas proibidas pela Google
Existem um conjunto de estratégias aconselhadas para poderes otimizar a tua página para SEO. Se as seguires nunca terás problemas de penalização. Se decidires arriscares e ir por outros caminhos, ficas à tua conta e risco…
A Google tem uma página com as diretrizes de qualidade para a tua página, onde podes verificar quais as técnicas a seguir e quais as técnicas a evitar.
White Hat SEO
White Hat SEO em Marketing Digital são todas as estratégias SEO aprovadas pela Google, como as de On-Page SEO e Off-Page SEO descritas neste artigo.
Black Hat SEO e Grey Hat SEO
Black Hat SEO são estratégias reprovadas pela Google, que tentam manipular o algoritmo de ranking. Alguns exemplos que deves evitar são detalhados neste artigo sobre Black e Grey Hat SEO
3. Conclusão
Ao teres consciência dos benefícios duma uma estratégia de SEO em Marketing Digital, assim como das técnicas corretas para otimizar as tuas páginas:
- ⬆️ Aumentas o ROI – não vais necessitar de investir tanto em publicidade para teres retorno.
- ⬆️ Aumentas o tráfego para o teu site duma maneira consistente no tempo.
- 👩🎓 Ganhas credibilidade, já que os resultados no SEO são por mérito e não por dinheiro.
- 📈 Ganhas insight sobre o comportamento de procura dos utilizadores que podes utilizar nas tuas campanhas pagas.